Como ensinar os filhos a lidar com as frustrações da vida?
- curtabel
- 17 de out. de 2017
- 1 min de leitura
É preciso ensinar as crianças, desde bem cedo, a enfrentar o mundo real, aceitando as circunstâncias e lidando com elas de forma positiva

"Eduque seus filhos com um pouco de fome e um pouco de frio", reza o provérbio de Confúcio.
Há muitas realidades que os pais gostariam de evitar, para facilitar a vida dos filhos, mas algumas delas são inevitáveis; cedo ou tarde, a vida se imporá. Por isso, é importante ensiná-los a lidar com a frustração.
A frustração é uma resposta emocional que surge quando não vemos nossas expectativas realizadas. No contexto familiar, ela se manifesta de maneira especial quando os pais dizem "não" diante de determinada solicitação dos filhos. A tolerância à frustração é a capacidade de aceitar as circunstâncias e enfrentá-las com uma atitude positiva, dando um passo à frente.
A tolerância à frustração é uma lição que se aprende dentro da família, quando os pais formam a vontade dos filhos. O ser humano, no início da vida, tende a querer dominar o mundo segundo seus caprichos, pois ainda não conhece as normas nem o domínio das suas emoções. Porém, a educação permite que a criança vá adquirindo a maturidade necessária para reconhecer os próprios limites e os dos outros.
Comments