top of page

Oficina de Cinema no Colégio Estadual Reinaldo Sass

  • curtabel
  • 11 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

Hoje dando continuidade ao projeto, tivemos a tarde no Colégio Estadual Reinado Sas uma oficina de cinema com os alunos do 8° e 9° anos.


Durante os trabalhos realizados foram discutidos aspectos importantes sobre a educação e formação do cidadão para a vida no sentido de amenizar os problemas decorrentes desta "incompetência" em se lidar com as adversidades impostas pela vida dando enfoque aos trabalhos do projeto de arte estudantil no sentido de que através deste podemos levantar tais situações e discuti-las de forma saudável e construtiva.


Foi ressaltado também a importância do festival de curta metragens e a sua relação intima com estes problemas uma vez que se propõe ser um elo de ligação entre adultos e adolescentes no sentido de colocar ambas as partes em processo de diálogo aberto e construtivo sobres tais situações cada vez mais frequentes na sociedade e em nossas famílias.


Também foram realizados atividades instrutivas no sentido de suporte técnico para estes alunos no sentido de aprenderem como realizar a filmagem através de celulares e de como elaborarem seus projetos, desde o levantamento e escolha da situação problema (SP), o processo de busca de informações sobre a SP, a importância disto como fonte de aquisição de conhecimentos e aprendizado e os momentos de reflexão e debate sobre as SPs e finalmente a devolutiva destes aprendizados sobre a forma de vídeo de curta metragem.


Um aspecto que foi bastante frisado com alunos e professores, foi o de que os trabalhos deveriam dar o máximo de atenção ao conteúdo a ser trabalhado dispensando o requinte técnico cinematográfico uma vez que o que realmente nos interessa é a problemática a ser levantada e a forma como será lidado com tais situações e problematização destes para o publico na intenção de fomentar os debates e discussões a respeito dos temas abordados gerando assim o resgate do diálogo saudável entre adultos e crianças/adolescente e o aprendizado por ambas as partes sobre diversos aspectos da vida levando assim assim a um amadurecimento sócio-familiar importante. Como foi dito a eles: "O importante e o quadro e não a moldura..." não estaremos julgando os aspectos técnicos da filmagem mas sim o conteúdo desta e a sua relevância social como fonte de possíveis modificações de uma sociedade.


A participação dos alunos foi intensa e muito produtiva o que alegrou não só a nós como equipe de apoio ao projeto como aos professores que estão empenhados em levar tal projeto adiante e vem se esforçando bastante para que o máximo de alunos se interessem pelas atividades propostas.


Em uma breve análise sobre a animação dos alunos e professores quanto aos possíveis benefícios que possam ser gerados pelo projeto podemos dizer que a escolha da modalidade de curta-metragem foi realmente satisfatória no quesito de agradar as alunos por realmente fazer uso de uma tecnologia a qual eles tem uma grande afinidade.


Nos Adiantemos pois temos entre a data atual e o término das inscrições para o festival, dia 15 de novembro, pouca mais de 30 dias para efetuar os trabalhos. Para tanto contamos com a colaboração e apoio de todos nesta empreitada inovadora e promissora.


Fiquem com Deus Sempre!


 
 
 

Comments


bottom of page